Nesta semana, temos o retorno dos principais campeonatos estaduais do Brasil. Com todos os problemas e também as qualidades que essas competições envolvem, os grandes times voltam a campo não apenas para buscar vitórias, mas também para adquirir ritmo de jogo em meio a um calendário que não favorece a ninguém (a não ser, talvez, algumas federações estaduais). Assim, vejamos o que esperar das competições mais prestigiadas deste nível no Brasil, e também não se esqueça de que você também pode conferir aqui mesmo as últimas notícias do esporte.
Início dos estaduais marca também o começo da temporada no Brasil
A bola volta a rolar para os grandes times brasileiros
Com o final da pré-temporada, as grandes equipes do Brasil voltam a se apresentar nos campeonatos estaduais, que funcionam mais ou menos como uma preparação para a temporada, mas podem tomar um significado maior caso os times não consigam bons resultados.
Campeonato Paulista
De longe, este é o estadual mais forte do Brasil no momento. O Palmeiras, atual campeão e um dos grandes ganhadores de títulos recentes, busca defender o título enquanto o São Paulo passa por uma reconstrução com a saída de Dorival Jr. para a CBF, mas ainda tem a mesma base que conquistou a Copa do Brasil de 2023 e deverá usar esta competição para moldar o time para a temporada.
Outro time que busca juntar os cacos é o Corinthians, mas a tarefa é até mais complexa dadas as circunstâncias financeiras do clube. Outro time que também é sempre colocado entre os favoritos é o Santos, mas há algumas temporadas o time luta para não cair nesta competição, e com o rebaixamento no Brasileirão de 2023, a meta agora é fazer uma boa competição para participar da Copa do Brasil em 2025 (o time não disputará a edição de 2024).
E temos também o Red Bull Bragantino, que se classificou para a pré-libertadores desta temporada, também podendo usar a competição como laboratório. Em São Paulo, ainda existe a particularidade de termos times do interior que podem dar trabalho. Na temporada de 2023, o Água Santa chegou à final e até mesmo venceu o Palmeiras no primeiro jogo por 2x1, mas ficou com o vice ao perder por 4x0 na volta. Será que teremos mais surpresas neste ano?
Não se esqueça de que você também pode acompanhar as nossas previsões para o Paulistão.
Campeonato Carioca
O Cariocão ainda é um campeonato bem disputado, apesar de não ter mais a fórmula de disputa de temporadas passadas, com campeões de turno e returno. Agora, os times se enfrentam em turno único e os quatro melhores se enfrentam no mata-mata posteriormente. Aqui, o Flamengo entra como favorito, mas como sempre tem a concorrência do Fluminense, sendo que os dois times se revezaram como campeões nos últimos quatro ano.
Apesar disso, agora temos Vasco e Botafogo mais organizados e buscando incomodar a dupla já no começo da temporada, o que promete trazer um pouco mais de emoção para um campeonato marcado por indefinições e certa desorganização fora do campo (a competição nem mesmo tem uma premiação em dinheiro para o campeão). Lembrando que você também pode apostar neste campeonato.
Campeonato Gaúcho
Neste campeonato, a grande atração é mesmo ver o que acontecerá com a dupla Gre-Nal. O Grêmio fez um grande campeonato brasileiro em 2023 e pode usar uma parte deste campeonato para fazer testes na equipe, que perdeu seu artilheiro, Luis Suárez, mas tem vistas para a Copa Libertadores.
Já o Internacional tem se reforçado, especialmente com Lucas Alario e Rafael Borré para atuar no ataque junto com Enner Valencia. Assim, é bem possível que vejamos essa formação atuar em algum momento no estadual, já que o time não se classificou para a Libertadores de 2024 e tem mesmo como prioridade neste momento o estadual, assim como a Copa do Brasil. Porém, raramente, vemos times do interior gaúcho estragando a festa, como o Novo Hamburgo, campeão em 2017. E, se você quiser, também pode fazer suas apostas no Gauchão.
Campeonato Mineiro
O último grande campeonato estadual é o mineiro. Em 2024, novamente temos Atlético-MG e Cruzeiro à frente dos demais, mas mais uma vez quem chega como favorito é o Atlético. O Galo se reforçou nesta janela de transferências, com nomes como Gustavo Scarpa e renovações de contrato com Battaglia, Saravia e Guilherme Arana, entre outros.
Já o Cruzeiro trouxe jogadores como Lucas Romero, Gabriel Veron e Rafael Silva. O time conseguiu se manter na Série A do Brasileirão em 2023 (o que de fato não é muito para um time deste tamanho), mas ainda se reencontra numa reconstrução após anos de descaso e aperto financeiro na segunda divisão nacional.
De fato, o Atlético ainda está à frente do rival, mas sendo uma competição decidida em mata-mata, não se pode descartar a Raposa na briga pelo título. Além destes, temos também o América, campeão em 2016, e outras equipes do interior que podem acabar surpreendendo. Além disso, também é possível apostar no campeonato mineiro.
Melhores bônus para apostar nos estaduais
Conclusão
Embora muitos times levem os estaduais como um campeonato de preparação para a temporada que se inicia, quando estes chegam em sua fase mais aguda a competição toma outros contornos e a vitória passa a ser necessária. Vencer essas competições não é garantia de uma boa temporada, mas sair perdendo pode gerar muitas crises nos grandes clubes.
Uma introdução ao histórico professional deste redator, que ama esportes como o futebol, mas também não deixa de lado a boa e velha NFL, além de esportes a motor